Idiomas sem Fronteiras - Francês

O PROGRAMA

O Programa Idiomas sem Fronteiras – Francês é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a participação de especialistas de língua francesa das universidades federais. Seu principal objetivo é incentivar o aprendizado do idioma francês, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas instituições de ensino superior do País.

O Programa Idiomas sem Fronteiras - Francês foi elaborado com o objetivo de auxiliar estudantes universitários brasileiros no aprendizado e aprimoramento do idioma francês para proporcionar oportunidades de acesso, por intermédio de programas de mobilidade estudantil como o Programa Ciências sem Fronteiras, às universidades de países onde a educação superior é conduzida em sua totalidade ou em parte por meio da língua francesa, promovendo assim a internacionalização das universidades brasileiras.

Para atender tal demanda, suas ações incluem a aplicação de testes de nivelamento, oferta de cursos a distância autoinstrucionais e cursos presenciais ofertados nas universidades credenciadas no Programa IsF.


O CURSO E AS SENHAS DE ACESSO


O Programa Idiomas sem Fronteiras disponibilizará nomes de usuário e senhas de acesso para a realização do curso onlineFrançais sans Frontières, de língua francesa, ofertado pela Embaixada da França, em parceria com a Aliança Francesa e organizado para desenvolver habilidades linguísticas, fomentar o desenvolvimento acadêmico e promover a mobilidade estudantil a países francófonos.

Serão ofertadas 1.500 (mil e quinhentas) senhas de acesso ao curso online, que serão distribuídas entre os alunos das universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados ao Programa IsF, conforme tabela disponível no endereço eletrônico isf.mec.gov.br/frances.


AS INSCRIÇÕES


As inscrições ao curso online Français sans Frontières serão feitas exclusivamente pela internet, por meio de linkdisponibilizado na página eletrônica do Programa IsF, no endereço isf.mec.gov.br/frances.

O sistema ficará disponível para inscrição dos candidatos das 12h do dia 21 de novembro de 2014 até às 12h do dia 08 de dezembro de 2014, observado o horário oficial de Brasília – DF.

Somente poderão se inscrever no processo seletivo alunos que atendam cumulativamente aos seguintes critérios:

- alunos de graduação, de mestrado ou de doutorado, com matrículas ativas nas universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados ao Programa IsF; e
- alunos que tenham concluído até 90% do total de créditos de seu curso.


CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO


Candidato perderá a senha de acesso ao curso online de língua francesa e ficará impossibilitado de concorrer em futuros editais de seleção do Programa IsF/Francês se ele não completar os 24 (vinte e quatro) módulos, que correspondem à integralidade dos níveis A1 e A2, conforme Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, no prazo de 4 (quatro) meses, contados a partir do primeiro acesso ao curso;


DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DAS CHAMADAS


A divulgação dos resultados será realizada por dois meios:

I - pelo site isf.mec.gov.br/frances, que indicará a universidade, o número de senhas de acesso distribuídas, o número de inscritos classificados; e
II - pelo e-mail cadastrado no sistema pelo candidato;


ATENÇÃO: O candidato selecionado receberá nome de usuário e senha de acesso ao curso no dia 23 de fevereiro de 2015. Se após sete dias do recebimento do código de acesso enviado por e-mail pela Aliança Francesa o aluno não realizar seu cadastro na plataforma do curso Français sans Frontières, receberá comunicado por e-mail reiterando que deve acessar a plataforma em até cinco dias para ativar seu cadastro. Se ainda assim o aluno não efetivar sua matrícula, será impossibilitado de participar do curso e de concorrer a qualquer edital futuro do Programa IsF – Francês, conforme disposto no item 4.1 deste edital.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.