Depoimento de bolsista do ELAP no Canadá


Fala, galera! Me chamo Rodrigo Magno e estudo Engenharia Mecânica no Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Salvador. Acredito que todos que estão lendo esta postagem possuem interesse em realizar um intercâmbio, seja este um interesse já real e consolidado ou apenas um sonho futuro. Bem, irei aqui contar um pouco da minha história e como consegui estudar um semestre no Canadá!

Assim como muitos jovens, sempre tive o sonho de morar no exterior por um período e viver experiências únicas e completamente diferentes. Com esta ideia em mente, comecei a estudar inglês e a jornada não foi fácil. Utilizei diferentes táticas e métodos e, como o propósito deste texto não é divulgar como aprendi inglês, irei pular esta parte. Porém, gostaria de deixar a primeira dica aqui: caso você não se sinta muito confortável com o idioma, comece os seus estudos pra ontem! Não existe desculpa para não aprender, você não precisa ter dinheiro para pagar o melhor curso. Se você está lendo este texto é porque, de uma maneira ou de outra, você possui acesso à Internet, e acredite, isto já é mais que suficiente! Dominar o idioma será o primeiro passo para que você conquiste o seu intercâmbio.

Consegui realizar o sonho de fazer intercâmbio graças ao IFBA e ao programa ELAP – Emerging Leaders in the Americas Program. O ELAP é um programa que oferece bolsas de estudo para estudantes e pesquisadores da América Latina e Caribe. Lembro como se fosse hoje o dia no qual vi o edital publicado no blog da Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER), imprimi toda a papelada e comecei a tomar nota de tudo que eu precisava fazer. A parte mais difícil foi a realização do teste de proficiência em língua inglesa, sem dúvidas! Optei por realizar o TOEFL iBT e acho que foi a melhor escolha. Aqui vai mais uma dica: caso você já tenha um nível de inglês razoável, comece a estudar de forma mais específica para o teste de proficiência que deseja fazer (você tem algumas opções, o site da universidade que deseja aplicar irá dizer quais testes eles aceitam). É comum encontrar pessoas com um nível muito bom de inglês, mas que não conseguem ir tão bem nestes testes. Seja esperto e estude de maneira inteligente para o teste que deseja realizar!

Passei quase 5 meses no Canadá, mais precisamente na cidade de Cranbrook, localizada na província de British Columbia. Foram os 5 melhores meses da minha vida. Passei por inúmeras dificuldades quando cheguei lá, dificuldades que me tornaram uma pessoa muito mais preparada para os problemas pessoais e profissionais e um ser humano mais forte e sábio. Cheguei sem saber nem fritar um ovo e hoje cozinho de tudo; cheguei achando que sabia falar inglês e descobri que o diploma de Inglês avançado de um curso de inglês significa intermediário raso para a vida real. Por mais clichê que seja, a verdade é que me reinventei e descobri que sou capaz de fazer tudo que almejo. Definitivamente, recomendo que todo estudante (diria até pessoa) realize um intercâmbio. Os ganhos pessoais e profissionais são imensuráveis e até hoje não conheci nenhuma outra experiência que fosse capaz de ser tão impactante. 

Retorno ao Brasil com outra mentalidade e disposto a continuar aprendendo aqui e, agora, compartilhando todas as coisas boas que aprendi no Canadá, transmitindo este conhecimento ao IFBA, à comunidade na qual vivo e a todas pessoas que vivem ao meu redor. Ter sido um “ELAPer” foi a melhor experiência da minha vida e espero que mais pessoas possam entender na pele o que estou falando. 

Boa sorte a todos em suas vidas e carreiras e podem contar comigo caso tenham dúvidas, será um prazer ajuda-los! Espero que este texto possa servir como forma de motivação para vocês, o objetivo foi apenas aguçar a vontade daqueles que desejam realizar um intercâmbio e mostrar que este sonho é possível e palpável, não é algo distante e tão irreal como eu acreditava ser, basta trabalhar duro e correr atrás. Aproveito a oportunidade para expressar à minha imensa gratidão ao IFBA e, especialmente, a ARINTER que faz um trabalho espetacular e extremamente organizado.

Com carinho,
Rodrigo Magno






Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.