Recomendações ao intercambista do IFBA

Existem alguns cuidados que devem ser tomados pelo futuro intercambista do IFBA de forma a garantir que seu intercâmbio ocorra segundo as normas e procedimentos institucionais. Isso inclui, dentre outras questões, o trancamento de matrícula durante o período da viagem, a representação da imagem do Instituto no exterior, o aproveitamento de estudos e o compartilhamento de experiências quando do retorno do intercambista ao IFBA. Confira abaixo alguns destes cuidados.

  • ANTES DO INTERCÂMBIO
O IFBA dispõe de um Regulamento da Mobilidade Acadêmica que estabelece normas e procedimentos relativos à natureza, gestão, organização, procedimentos, aproveitamento de estudos e modalidades da mobilidade acadêmica estudantil, dentre outros temas. O futuro intercambista do IFBA precisa conhecer esse documento de modo a respaldar seu intercâmbio.

Além disso, a depender dos objetivos e, em especial, do período de duração da viagem, o estudante deverá fazer a Dispensa de Matrícula em razão do intercâmbio junto à GRA/CORES de seu grau e campus. No caso de intercâmbios de período superior a 1 (um) ano ou 2 (dois) semestres, será necessário verificar a quantidade de vezes que é possível solicitar a Dispensa de matrícula. Isso garantirá que o estudante não será prejudicado com a “interrupção” de seus estudos na Instituição.

Recomenda-se, ainda, que o estudante deixe uma procuração assinada em nome de uma pessoa de sua confiança – de dentro ou fora da instituição – para que, em caso de alguma pendência ou problema, essa pessoa possa atuar em nome do estudante.

  • DURANTE O INTERCÂMBIO
Como intercambista, o estudante carrega consigo uma grande responsabilidade: ser o embaixador do Brasil, da Bahia e do IFBA no exterior. Isso significa dizer que a imagem do intercambista refletirá diretamente as suas raízes, ou seja, do lugar de onde vem. Por isso é essencial que o estudante reflita sobre o seu papel e responsabilidades enquanto intercambista do IFBA.

O estudante deverá respeitar os costumes e as normas do país de destino e da instituição acolhedora, demonstrando respeito às diferenças e cumprindo com o seu dever de intercambista. Deverá, ainda, esforçar-se em obter frequência nas aulas e bom aproveitamento nas disciplinas cursadas. 

Nos casos de intercâmbio cultural, técnico ou de estágio, seu foco deve estar no desenvolvimento das atividades e absorção das experiências. Todas as modalidades de intercambio são, em suma, uma viagem de estudos e não de passeio. Esta última é apenas um bônus.

No caso dos intercâmbios acadêmicos, o desempenho do estudante será um dos critérios avaliados no momento do aproveitamento de disciplinas no IFBA. Ao mesmo tempo, seu desempenho e procedimento diante do intercâmbio influenciarão na avaliação do nosso Instituto, de modo que menos vagas poderão destinadas às instituições cujos intercambistas obtiverem baixo desempenho e/ou comportamento inapropriado.

  • APÓS O RETORNO AO IFBA
Ao retornar ao país, o estudante poderá realizar a sua matrícula normalmente no Portal do Aluno no período estabelecido pelo calendário acadêmico vigente (consulte o calendário no próprio site). Em caso de problemas com a matrícula, o estudante deverá procurar a GRA/CORES e/ou a sua Coordenação de Curso.

Ao fim do intercâmbio, o estudante assume automaticamente o compromisso de compartilhar suas experiências com a comunidade interna do IFBA, apresentando sugestões de atividades, ou quando convocado pela ARINTER a participar de evento ou reunião com a comunidade.


Gostou das dicas e quer saber mais sobre as modalidades e programas de intercâmbio oferecidos pela instituição, requisitos à participação, processos de inscrição e seleção, e como proceder antes, durante e após a viagem? Acesse o Manual do Intercambista do IFBA.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.