Dicas da ARINTER para sua viagem
Planejar uma viagem de intercâmbio é algo que demanda muita atenção e organização. Nesta fase de preparação, qualquer deslize poderá causar sérios transtornos. Para evitar que isso aconteça, a ARINTER preparou algumas dicas para sua viagem:
- Use e abuse da tecnologia:
Alguns aplicativos para smartphones/tablets podem ser bastante úteis para o processo de organização da sua viagem. Desde apps para criação de checklists, passando por mapas e conversores de moeda, até os que dispõem de resenhas de outros viajantes acerca de um determinado lugar. Enfim, utilize tudo o que a tecnologia dispõe a seu favor.
- Cuidados com a saúde:
O estudante que necessita de medicamentos de uso contínuo deve levar em sua bagagem de mão uma reserva de seu(s) medicamento(s) acompanhada de receita médica. Se a viagem for longa, recomenda-se, ainda, levar a receita médica em português e inglês. O estudante que faça uso de insulina ou outros medicamentos líquidos deverá estar atento à norma específica para o transporte de líquidos.
Já o estudante com deficiência que necessite de assistência especial e/ou utilize cadeira de rodas, muleta, cão guia, etc, deverá contatar a companhia aérea com antecedência para informar sobre os equipamentos a serem transportados.
- Aparelhos eletrônicos:
Outra dica importante para evitar surpresas indesejadas na hora de recarregar aparelhos eletrônicos no exterior é verificar, antes da viagem, o padrão de tomadas e a voltagem do país de destino. Caso necessário, o estudante deverá providenciar adaptadores de tomada e/ou conversor de voltagem ainda no Brasil.
- Cuidados legais:
Os preparativos deverão se estender, ainda, a todo período da viagem até o retorno ao Brasil. Ao chegar ao aeroporto do país estrangeiro, o estudante deverá passar pela imigração. Para isso, tenha em mãos toda a documentação referente à viagem (passaporte, passagem de volta ao Brasil, carta de aceite da universidade/college, comprovante de seguro saúde internacional, etc.), pois ela poderá ser solicitada. O estudante poderá ser perguntado quanto à sua profissão ou área de estudos, endereço no país de destino, por quanto tempo ficará no país, etc. Bata manter a calma e responder todas as perguntas tranquilamente, apresentando, sempre que possível, documentos para dar suporte às respostas.
Já no seu retorno, o estudante deverá passar pela Alfândega da Receita Federal do Brasil onde preencherá uma Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA). Esta declaração é uma descrição dos bens adquiridos no exterior. Se o somatório do valor destes bens ultrapassar a cota de $500 (quinhentos dólares) por pessoa, o estudante estará sujeito a pagar uma taxa de 50% sobre o valor excedido. Livros, bens de uso pessoal, bens nacionais, nacionalizados ou que foram adquiridos antes da viagem (mediante a apresentação de nota fiscal) estarão isentos de tributo. São considerados bens de uso pessoal: óculos, roupas, calçados, produtos de beleza e higiene, um relógio de pulso, uma câmera fotográfica e um celular. Filmadoras e notebooks não são isentos de tributos.
- No país de destino:
Ao chegar ao país de destino, o primeiro passo deverá ser procurar o Departamento de Relações Internacionais da instituição acolhedora para informar sobre a sua chegada ao país e obter orientações iniciais quanto à matrícula, aulas, etc. Outra dica é tentar se familiarizar com o local, obtendo informações sobre os principais pontos da cidade (supermercados, hospitais, farmácias, shopping centers, etc.) e sobre os meios de transporte disponíveis e como utilizá-los.
Com exceção das viagens a países lusófonos, recomenda-se que o estudante evite falar português com outros brasileiros ou nativos da língua portuguesa, principalmente na presença de não nativos, pois essa é considerada uma atitude rude na qual o estrangeiro provavelmente se sentirá excluído.
Durante o seu intercâmbio, aproveite para aprender o idioma local, dedicar-se aos seus estudos e fazer novas amizades. A vivência internacional é enriquecedora em todos os sentidos e contará como um diferencial no seu currículo acadêmico e profissional.
- Dica de ouro:
Por fim, prepare-se para desconstruir conceitos e reaprender coisas que pensava já saber. Esteja aberto ao novo e permita-se viver cada experiência como se fosse a única e última, afinal, elas realmente serão.
Por fim, assim como na canção, esteja certo de que esse será o ‘time of your life’.
Nenhum comentário: