5 fases que todo intercambista passa


Viver uma temporada fora de casa, longe do familiar e em um país completamente desconhecido é uma aventura e tanto! Seja por motivos de estudo, estágio profissional ou voluntariado, o certo é que tal experiência irá afetar cada intercambista de uma forma diferente. Certas reações, contudo, são quase um clichê e podemos dizer que todo intercambista que se preze passa, passou ou passará por elas

Para evitar surpresas, listamos abaixo as 5 fases que todo intercambista enfrenta durante o seu processo de internacionalização.


Fase 1- O Deslumbre

Fonte: https://giphy.com/search/wow

Tudo certo para o intercâmbio, o estudante começa a gerar inúmeras expectativas com a viagem e sobre como será cada detalhe desse momento mágico. Novos amigos, nova cidade, nova rotina... São várias as razões que explicam a ansiedade em chegar no seu novo e temporário lar. É chegando lá que a fase do deslumbre se inicia. Tudo parece tão incrível, tão perfeito, tão melhor que no Brasil. 

O estudante passa a escrever em inglês em todas as suas redes sociais ou, no mínimo, em inglês e português, afinal, ele agora é cool. Toma café no starbucks e veste GAP. Uma avalanche de fotos no facebook e instagram que irá deixar sua família e amigos de saco cheio. É nessa fase que o estudante acredita, piamente, que poderia morar ali para sempre!


Fase 2 - A Comparação

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiqSl3uDErsB3Rwn7Nru6xHsi-KQIgf7oFmV_i6OalhM-oLWVrhyQRO9VXbZ3mh-wXgdzw2w7FXJo0SM8QqiwBStw3hWLp4in8DiRc5P_ahKplqqvMwVGbuxH7b3f_mRoaWU9D0R-fSm8-m/s400/4.gif

Passado o deslumbre, a saudade de casa começa a se instalar. Nesse momento, tudo é motivo para dizer aos quatro ventos: "no Brasil é assim", "no Brasil é assado", "no Brasil fazemos assim","no Brasil fazemos assado", "na minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...".


Fase 3 - A Bad. "Quero voltar!"

Fonte: https://68.media.tumblr.com/cc2b0b3dd18aa682250bd5ff4487f0e7/tumblr_nyq8q4bH6o1tfnxoko1_500.gif
A partir de agora as coisas já não parecem ser mais tão incríveis como antes. Os colegas ainda não são amigos, a comida não tem o mesmo sabor, as birras de família começam a fazer falta. O estudante se dá conta de que seus amigos que ficaram para trás estão seguindo suas vidas sem ele.

De repente a "bad" toma conta do indivíduo. Uma mistura de saudade - de casa, dos amigos e familiares e da vida como ele sempre conheceu - com o sentimento de solidão que deixam o intercambista tristonho e cabisbaixo. Nesse momento, por vezes, o intercambista chega a pensar até em voltar para o seu país e deixar para trás o grande sonho.


Fase 4 - A Aceitação

Fonte: http://indiretasdobem.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/02/meryl2.gif

Passada o deslumbre e a sofrência da vida no exterior, o estudante agora consegue perceber seu intercâmbio por aquilo que ele é: uma oportunidade de crescimento pessoal / acadêmico / profissional que tem começo, meio e fim.

A partir dessa nova compreensão, o estudante, finalmente, poderá aproveitar seu intercâmbio com os pés no chão, buscando tirar o melhor de cada oportunidade.


Fase 5 - "De volta pro meu aconchego"

Fonte: https://i.imgur.com/9rBialU.gif
Finalmente, após uma montanha-russa emocional, o intercâmbio chega ao fim, e aí, então, se inicia outra jornada: a de voltar para casa, para sua antiga rotina e seus velhos amigos. Tudo o que o estudante deixou para trás estará na porta, a esperá-lo. 

Para ele, aparentemente, as coisas continuam a mesma, mas, internamente, nada jamais será igual. Nesse momento, os sentimentos ficam à flor da pele e não é para menos: o estudante estará deixando para trás uma fase toda especial de sua vida para encarar uma velha / nova realidade.

O estranhamento é inevitável. Alguns estudantes conhecerão a famosa "depressão pós-intercâmbio". É preciso ter calma, pois, assim como tudo o que descrevemos anteriormente, esta é apenas uma fase e também passará.


E aí, você já viveu ou conhece alguém que passou por alguma dessas fases durante o intercâmbio? Compartilhe com a gente suas experiências.

Se você gosta desse tipo de post, comenta aqui abaixo e não deixe de compartilhar com seus amigos. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.