Depoimento dos Jovens Embaixadores do IFBA


Nos últimos três anos, o IFBA tem tido presença marcada no Programa Jovens Embaixadores em que todos os selecionados no Estado da Bahia são estudantes da casa. 

O programa é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.

Como forma de continuar incentivando a participação da comunidade, coletamos depoimentos de ex participantes do programa nos quais eles nos contam como a experiência transformou suas vidas, gerando frutos mesmo após o término do programa.

Confira abaixo os depoimentos de Marcelo Sant'Anna Jr. e Lorenna Villas Boas.


Marcelo Sant'Anna Jr. - Jovens Embaixadores 2017


Participar dos Jovens Embaixadores é sem dúvida uma experiência única. A oportunidade de representar o lugar em que você vive em outro país é uma honra que todos deveriam ter em algum momento de suas vidas. 

As 3 semanas de intercâmbio foram repletas de aprendizado, seja em workshops sobre liderança e justiça social ou durante os diversos trabalhos voluntários que fazemos no programa. Tudo isso aliado a muitos momentos de diversão e troca entre culturas que se assemelham e se distinguem ao mesmo tempo. 

E mesmo tendo sido tão intenso, considero que o momento mais importante da viagem é justamente quando voltamos, e podemos utilizar toda a bagagem adquirida para mudar o meio em que nós vivemos. O valor real da viagem se dá quando nós passamos a ser jovens que inspiram outros, impactando e ajudando a mudar vidas.





Lorenna Villas Boas - Jovens Embaixadores 2016


Ser Jovem Embaixadora, ao final de tudo, é uma mistura de sentimentos inexplicável. Uma oportunidade única de crescimento, de liderança, uma aula pra vida. Foi como Jovem Embaixadora que eu lidei com situações que me fizeram refletir quem sou e quais são os meus princípios. Eu vi o voluntariado ajudando pessoas, lutando por seus direitos, tornando o mundo mais humano. Eu vivi com pessoas que lutam pela justiça social, que se importam uns com os outros. Eu vivenciei uma cultura nova, diferente, interessante, e também difundi a minha, que reflete a minha essência.

E hoje meu dia voltou ao normal. Voltei pra minha cidade, voltei aos meus dias, mas definitivamente não voltei a mesma.


_____________________________

O programa Jovens Embaixadores está com inscrições abertas até o dia 12/08. Para saber mais, acesso os links: www.facebook.com/jovensembaixadores ou http://www.jovensembaixadores.org/2019.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.