Visita Técnica na Alemanha: Depoimentos


Em vista da atual seleção para Visita Técnica na Alemanha, recolhemos os depoimentos de alguns ex estudantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Salvador, que participaram da última edição da visita. Esperamos que as experiências abaixo possam inspirar e motivar os demais estudantes a buscar essa oportunidade.


Larissa Assis: estudante do curso de Automação Industrial

Relato de Experiência:Para mim, a experiência vivida na Alemanha foi algo inesquecível. Primeiramente por ser estudante do curso integrado de Automação Industrial, pois pude visualizar de perto a linha de produção de grandes indústrias automobilísticas tais como Mercedes-Benz e BMW, que contavam com áreas 90% robotizadas. Acredito que ter presenciado o funcionamento de todos esses sistemas atuando em conjunto para a obtenção de carros de alto padrão tenha sido uma oportunidade única, tanto para mim quanto para todos os estudantes contemplados pela bolsa de visita técnica. Além disso, vivenciar o cotidiano alemão foi essencial na descoberta de novos hábitos e culturas, que são totalmente diferentes dos que vivemos no Brasil. A pontualidade, eficiência nos serviços e boa qualidade de vida dos alemães foi algo que chamou bastante a minha atenção como brasileira, o que certamente irá contribuir para a tomada de ações que visem inovação e melhorias sociais. 

O intercâmbio foi capaz de nos proporcionar uma nova visão de mundo, que não está estritamente relacionada à realidade em que pertencemos. Exploramos novas experiências de aprendizado num país europeu referenciado em todo o mundo, o que considero ter sido algo bastante engrandecedor.


Cristina Grisi: estudante do curso de Geologia


Relato de Experiência: Desde os primeiros momentos da seleção eu já sabia que o projeto da visita técnica internacional poderia mudar a minha forma de ver o mundo, mas o que eu não tinha noção ainda era do quão impactante seria essa mudança. Durante a viagem já era possível perceber o volume de conhecimento que, mesmo tão perto, na maioria das situações, passa despercebido. Visitar as empresas com pessoas de diferentes áreas e ver seus questionamentos sobre os processos ampliou muito a minha visão. Cursos que funcionam ali mesmo, dentro do instituto, e que antes não faziam parte da minha vida, agora passam a me interessar. Involuntariamente. Eu saía de cada uma das visitas com mais um leque de informações aberto. A interdisciplinaridade tomava conta do ambiente e, às vezes, me pegava tirando dúvidas com os colegas sobre temas que antes só atendiam a eles.

Na questão cultural as experiências são sempre crescentes. Hoje quando paro pra pensar sobre alimentação, por exemplo, sempre lembro de como foi difícil adaptar o paladar ao que se come onde visitamos e percebo como a cultura influencia nossa vida nas menores coisas, nos fazendo naturalizar o que para outros grupos não faz o menor sentido (“adoçar os sucos, como assim?!”). Mesmo passando pouco tempo, consegui perceber como, apesar de iguais, a cultura nos torna tão diferentes dos outros, seja no que comemos, no jeito de falar, de cumprimentar as pessoas, na pontualidade etc. Vendo tudo que aconteceu com cada um de nós ao retornar para o Brasil a principal coisa que desejo é que esse projeto seja mantido (e se possível ampliado), para que mais e mais estudantes possam vivenciar tais coisas.


Walter Junior: estudante do curso de Química


Relato de Experiência: É realmente uma sensação incrível saber que sua Escola está promovendo uma visita técnica para a ALEMANHA, onde encontra-se um dos maiores polos de tecnologia do mundo. A sensação de participar do processo seletivo e ser aprovado em primeiro lugar foi verdadeiramente indescritível. A visita técnica à Alemanha foi sem dúvida a experiência mais marcante da minha vida, tanto pessoal quanto acadêmica. Ver de pertinho os carros mais caros e lindos do mundo sendo montados em minha frente, vendo na prática as aplicações da Química, conhecer locais cinematográficos, museus científicos e o contato com outra cultura foram algumas das programações da viagem, além, é claro, dos conhecimentos multidisciplinares. Não somente a experiência aumentou ainda mais a minha vontade de ser pesquisador, ela me ensinou muito sobre outras culturas.

O melhor conselho que eu posso dar é que se dediquem verdadeiramente ao máximo, não poupem esforços em relação a serem escolhidos, vocês só têm a ganhar. É uma experiência que vocês jamais irão esquecer.













Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.