Depoimento de estudante internacional no IFBA

Através de parceria com o AFS Intercultura Brasil, o Instituto Federal da Bahia (IFBA) recebe anualmente estudantes internacionais de diversas nacionalidades. Esses estudantes vêm ao IFBA por um período seis meses a um ano para realização de intercâmbio cultural. Matriculados em turmas dos cursos integrados em algum de nossos campi, esses estudantes participam de todas as atividades destinadas aos estudantes regulares da instituição.

Pietro Chiari foi um desses intercambista. Oriundo da Itália, Pietro foi estudante do campus Ilhéus. Chegou ao Brasil em agosto de 2018 sem falar português, situação que não durou muito tempo, pois o convívio e a integração com os estudantes do curso Técnico em Segurança do Trabalho do campus Ilhéus proporcionou ao intercambista o aprendizado não somente da língua, mas da cultura e do modo de vida local. "Pietro para nós foi um presente. Ele chegou com uma energia muito boa, com uma vontade muito grande de vivenciar o país e o campus. E foi o que ele de fato fez. Cheguei a pegá-lo em alguns momentos fazendo uso de gírias baianas e achei aquilo muito interessante. Acredito que essa seja a verdadeira experiência de um intercambista: a vivência", explica a representante da ARINTER no campus Ilhéus, Olivia Berbert.

Abaixo, confira o depoimento de Pietro Chiari sem edições ou retoques.


Meu nome é Pietro Chiari, venho da Itália e no ano 2018/2019 fiz o meu intercâmbio aqui no Brasil. Cheguei em agusto mas parece que era ontem o dia da minha chegada e não to acreditando que falta sempre menos a minha partida. Essa experiência me mudou como pessoa, aumentou minha confiança e me fez lidar com novas situações que nunca teve a oportunidade de viver. 

Estudei no IFBA campus Ilheus por metade do terceiro e quarto ano. Na Itália minha escola é também técnica, o curso que eu faço é bem diferente mas isso não me atrapalhou de maneira alguma além das primeiras semanas de escola. Gostei muito do estilo de ensinamento daqui, eu o achei mais adapto para aprender não só questões obrigatoriamente ligadas nas matérias mas também de tipo geral que ajudam nas visões pessoais e inter-pessoais. 

Esse não foi um ano da minha vida, foi uma vida em um ano: tudo o que aprendi, todas as amizades construídas, os lugares visitados, as horas de ônibus furam como um novo começo da minha vida. Agora que me adaptei, que conheço metade das pessoas do meu Barrio, que parece  que sempre morei aqui, tenho que ir embora. Essa experiência foi increvel e minha despedida vai ser proporcionalmente triste e dolorosa. 

Eu posso só agradecer todas as pessoas que marcaram meu intercâmbio e esperar que um dia a vida nos incontra novamente.



Despedida de Pietro

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.